Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
LINKS
ARCHIVE
« April 2019 »
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Entries by Topic
All topics  «
Friday, 26 April 2019
Energia Solar

 

falaremos hoje de um crescente meio de obtenção de energia limpa, o custo de sua implantação em residência ainda é um pouco salgado para as condições brasileiras falaremos de energia solar nesse momento é possível a maior chance de energia sustentável que seja viável no nosso brasil.

de toda a energia irradiada cotidianamente pelo sol em todas as direções do espaço, através da radiação eletromagnética de comprimentos de onda que chega a variar de 0,3 micrômetros e 3,0 micrômetros, apenas uma pequena parcela atinge a Terra. Isto se dá devido a fatores como: primeiro a distância que separa os dois corpos celestes, reflexões, dispersões, absorções e da pequena superfície terrestre voltada na direção do astro. Embora ela dê a impressão de pequena, a parcela de luz do sol recepcionada pela terra, corresponde , conforme Branco (2004), a quatro trilhões de megawatts-hora por dia. Isto sendo aproximadamente trinta mil vezes a quantidade de energia produzida e consumida pelo setor doméstico, industrial e agrícola do mundo todo durante um ano. Através da reflexão promovida pela crosta terrestre, quase 60% dessa energia é devolvida ao espaço ou absorvida pela atmosfera. Ressalto que de acordo com Reis(2011), " os níveis de radiação solar em um plano horizontal na superfície da terra variam com as estações do ano, devido principalmente a inclinação do eixo de rotação e a órbita em torno do sol."

Com o uso de um equipamento chamado piranômetro, é possível medir a radiação solar, na qual através do sensor localizado em um plano horizontal recebe as ondas eletromagnéticas emitidas pelo sol, e fornece os dados acerca da quantidade recebida. Salienta-se que tal aparelho é utilizado para verificar a radiação em todas as direções do hemisfério. Conforme Reis(2011), em condições atmosféricas atuais, pode-se observar ao meio-dia um local situado ao nível do mar, a incidência solar de 1 kW/m². Valor numérico esse crescente e chamado de constante solar, e varia de acordo com o local onde é realizado a análise, já que ele depende da análise da radiação solar total incidente no local. um exemplo de algumas medidas dessa constante o deserto do Saara, recebe cerca de 2600 kWh/m² por ano, enquanto uma cidade chamada de toulouse no sul da frança , recebe aproximadamente 1500 kWh/m² anualmente. O nosso brasil, em especial a região do nordeste, devido a forte proximidade com a linha do equador, possui, de acordo com reis(2011), um ótimo índice da radiação solar, clarificando a região como um ótimo potencial solar, variando entre 1752 kWh/m² e 2190 kWh/m² anualmente. Ou seja ao que tudo indica temos um grande potencial de de produção de energia solar, e com as mudanças de tecnologias na busca do desenvolvimento sem danos ou prejuízos ao meio ambiente a energia solar será um grande projeto que poderemos abordar, isso se as condições de governo e sabedoria das pessoas permitisse esse aproveitamento.

 


Posted by fixerthemaster at 3:36 PM BRST
Post Comment | Permalink | Share This Post

View Latest Entries